Relato de Visita: Fazenda Santa Maria do Monjolinho

A segunda visita técnica ocorreu em novembro na Fazenda Santa Maria do Monjolinho, localizada em São Carlos. Acompanhados por um guia do início ao fim e com duração de duas horas e meia, o grupo formado por petianos e alunos da graduação puderam conhecer desde o ambiente interno do casarão da fazenda até o ambiente externo, onde acontecia a plantação e cultivo de café e os locais onde eram armazenados os equipamentos de plantação que iniciou suas atividades em 1850. 

 A visita se iniciou no primeiro andar da casa, onde estão armazenados os prêmios que a família recebeu devido às suas atividades de venda de café no comércio. A decoração continua parcialmente a mesma, com os souvenirs que foram adquiridos em diversos países onde a família viajou. A arquitetura do grande sobrado foi construída nos mínimos detalhes, comprovando o luxo que a riqueza do café proporcionou na fazenda. Um dos pontos mais importantes da visita ocorreu dentro da biblioteca da fazenda, com todos o acervo catalogado e classificado onde armazena diversas revistas, periódicos e livros de primeira edição e relíquias da época dos anos 1700. Como O Lusíadas e O Inferno de Dante. Durante a visita ao “museu” pode-se ouvir uma linda música tocada no gramofone, tocar nos objetos que eram utilizados no dia-a-dia, como uma máquina de fazer manteiga, ferro de passar roupa e outro.

 Após vagar pelos cômodos do casarão onde a decoração permanece parcialmente a mesma, com exceção da aquisição da eletricidade, a visita se estendeu para o campo externo. O guia fez um tour por toda a extensão do lavador, terreiro e tulhas de café e a senzala, que depois foi transformada em moradia para os imigrantes. A visita se encerrou após isso. Carregada de informações históricas, o PET BCI proporcionou, com suas visitas técnicas, aquisição de informações do contexto biblioteconômico e viabilizou cultura e entretenimento aos participantes. 

Imagem 1 – Vista do exterior da fazenda.

Fonte: Próprio autor (2022) 

Imagem 2 – Alunos da UFSCar e membros do PET UFSCar do lado de fora da fazenda.

Fonte: Próprio autor (2022) 

Imagem 3 – Acervo histórico da fazenda.

Fonte: Próprio autor (2022) 

Imagem 4 – Acervo histórico da fazenda.

Fonte: Próprio autor (2022) 

Imagem 5 – Cartazes da época da escravidão que eram produzidos por senhores de escravos.

Fonte: Próprio autor (2022) 

Imagem 6 – Quarto histórico.

Fonte: Próprio autor (2022) 

Redigido por Ana Julia e Lara Lumini.

2022

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

EM CIMA ↑