Relato de Visita: Museu Casa de Portinari

O programa PET BCI realiza diversas atividades com o intuito de ampliar o repertório de conhecimentos dos estudantes de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Entre os projetos conduzidos, destacam-se as visitas técnicas, que possibilitam aos alunos experiências em ambientes conectados às áreas de estudo, bem como a vivência cultural em museus, bibliotecas, exposições e outros eventos e locais externos à Universidade. Além disso, essas atividades são organizadas em parceria com os profissionais e especialistas desses locais, permitindo que os alunos tenham acesso a informações e experiências práticas relevantes para sua formação acadêmica e profissional, incentivando o interesse dos estudantes pela pesquisa e aprofundamento em temas relacionados à Biblioteconomia e Ciência da Informação.

No dia 1º de abril de 2023 realizamos uma visita ao Museu Casa de Portinari em Brodowski, onde o famoso pintor brasileiro Candido Portinari viveu sua infância e adolescência e, atualmente, preserva a vida e a obra do artista. No museu, fomos recebidos por um guia que nos explicou a história do local e nos deu informações importantes sobre as exposições e as obras que estavam em exibição. O acervo do museu é composto por trabalhos realizados em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera, com temática predominantemente sacra. Durante a visita, tivemos a oportunidade de percorrer os diversos cômodos da casa, como a sala de estar, a cozinha, os quartos e o escritório do artista, onde é possível ver alguns de seus antigos pertences pessoais e observar a preservação da casa, que mantém a estrutura original e conta com móveis e outros objetos que fizeram parte do cotidiano da família Portinari. 

Além disso, pudemos apreciar obras de Portinari, incluindo algumas de suas primeiras telas e murais originalmente feitas na casa antes de sua fama. O museu também conta com uma ampla área externa com jardins planejados pelo próprio Portinari, plantas típicas da região e canteiros que formam a palavra “Dio” quando vistos de cima. Também conta com uma capela chamada “Capela da Nonna”, que Portinari construiu para sua avó, que por estar debilitada, não conseguia mais andar até a igreja da praça local. Na capela, o pintor criou murais que ainda podem ser admirados.

A visita contou com a presença de 20 pessoas, dentre elas petianos e alunos de diversos períodos da graduação do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação e demais cursos da UFSCar. Com a duração de três horas, a visita foi enriquecedora e nos permitiu compreender melhor a importância de Candido Portinari para a arte brasileira, além de conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura do interior paulista.

Imagem 1 – Monitor de vídeos sobre diversas obras de Candido Portinari

Fonte: Próprio autor (2023) 

Imagem 2 – PET BCI e alunos da UFSCar no Museu Casa de Portinari em Brodowski, SP 

Fonte: Próprio autor (2023)


Imagem 3 – Capela da Nonna

Fonte: Próprio autor (2023) 

Imagem 4 – Jardim do Museu Casa de Portinari

Fonte: Próprio autor (2023)

Imagem 5 – Antigos pertences pessoais do ateliê de Portinari

Fonte: Próprio autor (2023)

Imagem 6 – Obras em exposição no Museu Casa de Portinari

Fonte: Próprio autor (2023)

Imagem 7 – Antigos pertences pessoais de Portinari

Fonte: Próprio autor (2023)

Imagem 8 – Retrato da Família Portinari

Fonte: Próprio autor (2023)


Imagem 9 – Pintura mural de Candido Portinari

Fonte: Próprio autor (2023)

Imagem 10 – Maquete do Museu Casa de Portinari

Fonte: Próprio autor (2023)

Imagem 11 – Obra de Candido Portinari

Fonte: Próprio autor (2023)

Imagem 12 – Pintura mural “São Jorge” de Candido Portinari

Fonte: Próprio autor (2023)

Imagem 13 – Retrato de João Candido Portinari

Fonte: Próprio autor (2023)

Redigido por Ananda Jesus
21 de Abril de 2023

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

EM CIMA ↑