Relato de Visita: Fundação Pró-Memória de São Carlos

A Fundação Pró-Memória de São Carlos é uma instituição localizada na cidade de São Carlos, no estado de São Paulo, Brasil, cujo principal objetivo é preservar, pesquisar e divulgar a memória e o patrimônio histórico e cultural da região. No dia 12 de maio de 2023, o PET BCI realizou uma visita a fundação, buscando ilustrar uma das possibilidades de atuação de um profissional bibliotecário para os novos ingressantes do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Criada em 1981, a fundação atua em diversas áreas relacionadas à preservação da memória, como arquivologia, museologia, biblioteconomia e pesquisa histórica. Ela desenvolve projetos de conservação, catalogação e digitalização de acervos, além de promover exposições, cursos, palestras e outras atividades educativas e culturais. 

Deste modo, a visita proporcionou uma imersão na história local e permitiu entender a formação da identidade cultural da região por meio do acervo preservado pela fundação. A equipe nos recebeu calorosamente, compartilhando conosco suas experiências e conhecimentos, cada profissional presente no museu dedicou um tempo para explicar sua atuação específica, proporcionando uma visão abrangente das práticas de conservação e preservação, catalogação e digitalização desenvolvidas pela instituição.

Essas oportunidades de visita a instituições culturais e históricas são fundamentais para a formação acadêmica e profissional dos estudantes. Elas proporcionam uma compreensão mais ampla das áreas de atuação da Biblioteconomia e Ciência da Informação, além de despertar o interesse pela preservação da memória e do patrimônio cultural e permitirem que os alunos tenham acesso a informações e experiências práticas relevantes para sua formação acadêmica e profissional.

Imagem 1 – PET BCI, alunos da UFSCar e equipe da Fundação Pró-Memória de São Carlos.

Fonte: Próprio autor (2023) 

Imagem 2 – Documentos históricos a mostra enquanto é falado sobre as formas de preservação dos mesmos.

Fonte: Próprio autor (2023) 

Imagem 3 – PET BCI e alunos do curso aprendendo sobre técnicas de restauração de acervo desenvolvidas na Fundação.

Fonte: Próprio autor (2023) 

Imagem 4 – PET BCI e alunos do curso aprendendo sobre técnicas de restauração de acervo desenvolvidas na Fundação.

Fonte: Próprio autor (2023) 

Imagem 5 – PET BCI e alunos do curso aprendendo sobre técnicas de restauração de acervo desenvolvidas na Fundação.

Fonte: Próprio autor (2023) 

Imagem 6 – PET BCI, alunos do curso e servidores da Fundação Pró-Memória de São Carlos.

Fonte: Próprio autor (2023) 

Redigido por Ananda Jesus e Ana Elise

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

EM CIMA ↑