Relato de Atividade: Escola no PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) está constantemente empenhado em proporcionar aos seus alunos experiências que transcendem os limites da universidade. No dia 27 de junho de 2023, a proposta foi um pouco diferente: trazer estudantes de instituições externas para vivenciarem uma experiência única dentro da universidade. 

Na atividade intitulada “Escola no PET”, recebemos com entusiasmo a visita de 25 alunos acompanhados por 3 professoras da Escola Estadual Marivaldo Carlos Degan, localizada no bairro Cidade Aracy, em São Carlos. Esses alunos foram convidados a participar de atividades enriquecedoras no Núcleo de Formação de Professores da UFSCar, promovendo uma integração significativa entre as instituições de ensino.

Através de discussões e planejamento no PET UFSCar, foi possível organizar um dia repleto de atividades envolvendo 9 grupos PET: Química, Física, Matemática, Estatística, Engenharia Química, Engenharia Civil, BCC, BCI e Saberes Indígenas. Cada grupo preparou uma atividade específica, proporcionando aos alunos uma experiência diversificada e abrangente.

Os alunos foram transportados de ônibus, com a viagem custeada pelo INCT e supervisionada pela Professora Fátima Fernandes do Departamento de Química. Ao chegarem, foram calorosamente recebidos com um kit café da manhã. Em seguida, foram divididos em grupos e participaram de todas as atividades propostas por cada grupo PET, sendo reservados 20 minutos para cada atividade.

Ao término das atividades, os alunos desfrutaram de um almoço gratuito no Restaurante Universitário e tiveram a oportunidade de conhecer a Biblioteca Comunitária da UFSCar. A interação entre os PETs e os estudantes foi notável, superando as expectativas, com petianos de diferentes cursos interagindo entre si e incentivando a participação ativa dos alunos visitantes.

O PET BCI promoveu uma roda de conversa sobre o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, visando apresentar o curso e as possibilidades de atuação que, muitas vezes, não são amplamente conhecidas. Cada aluno recebeu um folheto e um marcador de página contendo informações sobre o curso. Vale destacar que a maioria dos alunos teve seu primeiro contato com a área de Biblioteconomia, despertando um genuíno interesse nesse campo do conhecimento. Todos os grupos se mostraram interessados e receptivos. 

Em um dos grupos, uma das alunas já possuía um interesse prévio em seguir a carreira de Biblioteconomia. Ela expressou sua gratidão pela oportunidade e se despediu com a esperança de nos reencontrar no futuro, possivelmente como nossa caloura. Essa experiência singular foi profundamente significativa para nós e, ainda por cima, acreditamos que tenha sido igualmente marcante para ela.

Além disso, outros petianos presentes também se envolveram na apresentação do PET BCI, interagindo com os alunos e demonstrando interesse em estabelecer atividades conjuntas entre os diversos grupos PET. Essa troca de experiências e conhecimentos entre os participantes tornou o evento ainda mais enriquecedor, criando um ambiente de aprendizado mútuo e estreitando os laços entre os alunos, petianos e professores envolvidos.

Ao final da atividade, os professores agradeceram a participação de todos os grupos PET, ressaltando que aquele evento tinha como objetivo lembrar aos alunos que o ambiente acadêmico também lhes pertence. Essa mensagem foi recebida com uma salva de palmas por todos os presentes, reforçando a importância dessa iniciativa.

Atividades como essa desempenham um papel fundamental, não apenas como uma experiência acadêmica, mas também como um lembrete de nossa responsabilidade em promover a integração e a troca de conhecimentos com a comunidade externa. Essa iniciativa fortalece os vínculos entre a universidade e as escolas, além de despertar o interesse e a motivação dos estudantes em relação ao ensino superior e às possibilidades de aprendizado que ele proporciona.

Imagem 1 – Todos os petianos, alunos convidados e professores no dia da atividade Escola no PET.

Fonte: Profª Dra. Dulce Helena Ferreira (2023)

Imagem 2 – Panfletos e marca-páginas distribuídos pelo PET BCI na atividade Escola no PET.

Fonte: Próprio Autor (2023)

Imagem 3 – Grupo de alunos assistindo à atividade preparada pelo PET Engenharia Química.

Fonte: Profª Dra. Dulce Helena Ferreira (2023)

Imagem 3 – Grupo de alunos assistindo à atividade preparada pelo PET Engenharia Química.

Fonte: Profª Dra. Dulce Helena Ferreira (2023)

Redigido por Mariana Proença D’Amaral

29 de junho de 2023

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

EM CIMA ↑